(21) 99707-1911

06 de agosto de 2019 - Por DefinitSite

Agilidade, comodidade, melhores preços e condições. É por esses e outros motivos que o número de consumidores que diz comprar em lojas virtuais regularmente, pelo menos uma vez por mês, chegou a 74%, de acordo com dados de pesquisa da NZN Intelligence. A pesquisa foi baseada nas respostas de 3,5 mil usuários de todo o país que responderam às perguntas da NZN no site da empresa, no início de fevereiro.

O levantamento também verificou os motivos que levam os outros 26% dos consumidores a optarem pelas lojas físicas, e notaram que a maior parte ainda não se sente seguro em colocar seus dados pessoais e bancários nas lojas online, representando 40% das pessoas desse grupo específico. Além disso, o risco de realizar a compra e não receber o produto também é alto, sendo citado por 25% dos consumidores. Serem enganados em relação ao pagamento (10%) e não terem encontrado bons preços (7,5%) também fazem parte da lista de motivos para a rejeição.

Para aqueles que procuram um item pela internet, a aquisição nem sempre acontece imediatamente após uma ótima promoção. Para saber se a loja é confiável, 82% dos brasileiros afirmam consultar a reputação do e-commerce em plataformas de reclamação, como Reclame Aqui e Consumidor.

Pesquisar em vários sites antes de realizar uma compra também é uma prática adotada por 81% dos respondentes — que preferem investir um tempo em buscas antes de adquirir um item online. Já para 12%, a transação acontece sempre no mesmo e-commerce, considerado de confiança.

Sobre a frequência de compras, 37% dos que responderam à pesquisa afirmaram que fazem aquisições on-line mensais, 27%, no mínimo a cada três meses, e, 15%, uma vez por semestre. Cinco categorias de produtos foram indicadas pelos consumidores como as que eles mais desejam adquirir pela internet: liderando o ranking de preferência, equipamentos eletrônicos (computadores, smartphones e tablets), seguidos por periféricos desses equipamentos e games (placa de vídeo, processador, console e jogos). Na sequência aparecem roupas e acessórios, depois a categoria viagens (passagem aérea, reserva de hotel etc), seguida de eletrodomésticos e utensílios domésticos.

Se você deseja aproveitar todo o potencial do mercado de compras online, temos uma plataforma de e-commerce que oferece tudo que precisa para conquistar novos clientes. Clique aqui e saiba mais.

Outros Artigos

Dicas essenciais para quem deseja abrir sua loja virtual